Conferência “Burnout e Condições de Trabalho”, dia 30 de março

O Sindicato dos Jornalistas vai realizar, no próximo dia 30 de março, a Conferência Burnout e Condições de Trabalho, entre as 9h e as 17h, na Casa da Imprensa, ao Chiado. Este evento também pode ser acompanhado por streaming (assista aqui).

Esta iniciativa é uma parceria com a Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) que pretende debater as condições de trabalho nas redações e o impacto na qualidade do jornalismo e da democracia, e está inserida no projeto “Building Resilient Journalists”, que se comprometeu a disponibilizar pelos últimos 12 meses sessões de formação em podcast, jornalismo digital e um ciclo de sensibilização em Burnout.

Este projeto tem na Conferência a conclusão da trajetória de colaboração com jornalistas, formadores, juristas, psicólogos e profissionais da área da saúde.

A iniciar a conferência, receber-se-á a jornalista espanhola vencedora do Prémio Pulitzer pelo seu trabalho nos Panama Papers e fundadora da The Self-Investigation, Mar Cabra, além de contar com as intervenções dos investigadores Duarte Rolo (Universidade de Paris) e Martine Simonis (Associação Belga de Jornalistas).

Estão previstas a apresentação dos resultados preliminares do Inquérito Nacional às Condições de Vida e de Trabalho dos Jornalistas em Portugal, coordenado pela investigadora Raquel Varela, além de um painel a comemorar os 90 anos do Sindicato dos Jornalistas, e um painel sobre o desgaste profissional na perspetiva do legislador, a contar com as intervenções das deputadas Marta Temido, da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, e Isabel Meireles, presidente da Comissão do Trabalho, Segurança Social e Inclusão.

Nesta ocasião será apresentado em exclusivo o 1.º episódio do podcast “Queimei! – Falemos de Burnout”.

Abaixo encontra toda a programação, ou descarregue aqui:

Partilhe