SJ organiza formação de podcast para jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) vai desenvolver uma ação de formação para jornalistas sobre podcasts.

Reconhecendo que o podcast tem assumido algum espaço nos meios de comunicação social nacionais, embora ainda com forte potencial de crescimento, o SJ organiza esta formação, no âmbito de um projeto submetido e aprovado pela FEJ (Federação Europeia dos Jornalistas), que visa trabalhar a questão do “burnout” nesta classe profissional.

A formação decorre online ao longo de três sessões agendadas para 28 de maio, 4 e 18 de junho, entre as 9h e as 13h (num total de 12h), com a realização de alguns trabalhos práticos. O curso é gratuito. Mas os lugares são limitados e sujeitos a inscrição prévia obrigatória.

Os destinatários são os jornalistas que não dominam esta nova ferramenta de storytelling e a edição de áudio, e que revelem vontade de produzir, editar e partilhar conteúdos, preferencialmente no seu atual contexto laboral, através deste recurso.

Na primeira sessão aborda-se o podcast como a arte de contar uma história em áudio, demonstrando a importância de uma boa narrativa, a definição de personagens, o trabalho de voz, as diferentes formas e formatos de concretização e os géneros e técnicas jornalísticas aplicáveis ao podcast.

Numa segunda parte serão explorados conceitos como a identidade sonora do podcast, com uso de ferramentas básicas e avançadas de edição de áudio.

Por fim, pretende-se dar a conhecer plataformas de alojamento e publicação de podcast, bem como a importância das redes sociais e a criação de comunidades à volta dos conteúdos deste novo media.

A frequência da formação é gratuita, mas de inscrição obrigatória, limitada a um máximo de 20 participantes. Inscrições aqui:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd8r_Ok9DQBphm61fxaGzGBRqHAhwyyGCT-Os9xa5gnNrUEig/viewform?usp=sf_link

Partilhe