SJ saúda determinação dos trabalhadores  da TVI no processo negocial de aumento de salários

Os trabalhadores da TVI, reunidos em plenário na última sexta-feira, 31 de março, aprovaram por maioria uma proposta da administração que foi apresentada pela Comissão de Trabalhadores.

O acordo prevê aumentos salariais de 11,7% para os salários mais baixos, ou seja, até mil euros; 5,7% para salários entre os mil e os 2000 euros; 4,1% entre os 2 mil e os 3 mil euros; 3,3% entre os 3 mil e os 3750 euros; e 0,9% entre os 3750 e os 6 mil euros.

Presente no plenário, o Sindicato dos Jornalistas (SJ) acompanhou os trabalhadores da Media Capital na luta por melhores condições de trabalho. O SJ exortou os jornalistas da TVI a manterem a união para garantirem o cumprimento deste acordo, e para que seja cumprida a promessa de aumentos salariais para 2024 (mínimo 3% para salários até 3750 euros).

O SJ alertou os trabalhadores para o facto de alguns dos pontos contidos na proposta de negociação com a administração já estarem garantidos na lei geral de trabalho, como o pagamento de trabalho em dia feriado e subsídio de penosidade, e comprometeu-se a fiscalizar o cumprimento da lei, que na empresa tem sido muitas vezes ignorado.

O Sindicato dos Jornalistas lembra que a luta dos trabalhadores nunca se faz sem o envolvimento dos próprios, como provam as mais recentes iniciativas na TVI, só possíveis porque o SJ impediu a administração de atropelar mais uma vez a lei, ao tentar inviabilizar ilegalmente a realização de uma greve, evocando ser uma empresa do sector das telecomunicações e por isso ter direito à imposição de serviços mínimos. O que não era verdade, como comprovou a DGERT, e que foi essencial na luta dos trabalhadores.

Partilhe