Inauguração da exposição O Livro “Portugal Livre”

O LIVRO “PORTUGAL LIVRE” – 1974 é a exposição escolhida pela Casa da Imprensa e o Sindicato dos Jornalistas, em parceria com a CC11, para comemorar o 50.º aniversário da Revolução de 25 de Abril, celebrando desta forma o exemplo de profissionalismo e de camaradagem dado por 20 fotojornalistas em 1974. É o trabalho coletivo por eles produzido nesse dia histórico que agora pode ser visto nas paredes do Salão Nobre da Casa da Imprensa.

“O mais belo flagrante delito das nossas vidas fica registado nestas páginas, e não creio que o futuro venha a olhá-las distraidamente. Quem éramos, por onde andávamos no Abril da Libertação? O que dissemos, por vezes mudos? Está tudo aqui”, são palavras de Fernando Assis Pacheco, no texto de introdução deste livro, editado dois meses depois do 25 de Abril. Também no seu texto de abertura, Adelino Gomes sublinhou que este livro, “mais do que um documento histórico, é um testemunho do que quiseram os que forçaram a História no 25 de Abril.”

A inauguração da mostra é no próximo dia 11 de abril às 17h30 na sede da Casa da Imprensa, em Lisboa, contando com a presença de vários dos decanos do fotojornalismo nacional. A exposição ficará patente até ao dia 17 de maio, de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 18h00 e encerra aos feriados. A entrada é livre.

Partilhe