Trabalhadores da Lusa marcam 4 dias de greve

Os trabalhadores da Lusa, reunidos em plenário, nesta quarta-feira, dia 15, decidiram marcar greve entre 30 de Março e 2 de Abril.

A greve resulta da recusa da administração de subir os salários além dos 35€ por trabalhador.

O SJ – Sindicato dos Jornalistas, em conjunto com o SITE CSRA – Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Centro-Sul e Regiões Autónomas e o SITESE – Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços, vai entregar o pré-aviso de greve.

Esta forma de luta decidida pelo plenário da Lusa surge na sequência de um impasse no processo negocial, que os sindicatos, em conjunto com os trabalhadores, tentaram desbloquear junto das tutelas.

O Ministério das Finanças não respondeu ao pedido de audiência e o Ministério da Cultura remeteu a responsabilidade para administração, dizendo que o Governo, que detém 50,15% do capital social da Lusa, não tem disponibilidade para aumentar a indemnização compensatória.

Os trabalhadores da Lusa têm os salários congelados há 12 anos e, por isso, reivindicam um aumento mínimo de 120 euros, o equivalente a 10 euros por cada ano.

O Governo que promove a Agenda do Trabalho Digno é o mesmo que, na prática, considera que os trabalhadores da Lusa não são dignos de terem salários valorizados.

A Lusa é a única agência de notícias do país, assegurando o serviço público de informação, não só em território nacional, como na comunidade falante de português, com jornalistas espalhados por todos os continentes.

Foto: SJ

Partilhe