SJ denuncia tabela indigna na Global Imagens

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) teve acesso à nova tabela remuneratória que o Global Media Group (GMG) está a aplicar aos fotojornalistas da Global Imagens, considerando-a atentatória e pouco dignificante do trabalho dos repórteres fotográficos, alguns dos quais colaboram há mais de 10 anos com a empresa.

Perante o teor da tabela, o SJ – como é habitual – contactou a administração do GMG – na pessoa de Afonso Camões –, no início de abril, pedindo uma reunião urgente para debater o assunto. O pedido foi repetido no final de junho. Ambos ficaram sem resposta.

A tabela em causa imputa aos próprios fotojornalistas o pagamento de deslocações, estacionamentos e portagens, numa clara violação do Contrato Coletivo de Trabalho em vigor, negociado com a Associação Portuguesa de Imprensa, de cuja direção Afonso Camões faz parte, e ao qual as publicações do GMG estão vinculadas.

A tabela inclui ainda a possibilidade de cancelar um serviço sem qualquer custo para a empresa e fixa critérios de qualidade discricionários para justificar o não pagamento de serviços.

Acresce que os valores propostos na nova tabela são escandalosamente baixos, tendo em conta o gasto mensal fixo dos fotojornalistas, para aquisição e manutenção de equipamento, segurança social, seguros de material e acidentes profissionais e custos com comunicações.

O SJ solidariza-se com a difícil, mas acertada decisão da maioria dos fotojornalistas colaboradores de recusarem trabalhar nas novas condições, que não fazem jus à qualidade que faz da Global Imagens uma marca credível.

 

 

Partilhe