SJ lamenta e condena agressão a repórter de imagem à saída do estádio da Luz

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) condena veementemente a agressão a um repórter da imagem da SIC Notícias, no exterior do estádio da Luz, na sexta-feira ao fim da tarde, após o jogo entre o Benfica e o F. C. Porto, da 27.ª jornada do campeonato português. 
 
O SJ enaltece a denúncia feita, na hora, pelo jornalista de serviço à saída do estádio da Luz, por onde passavam os adeptos, que noticiou a agressão ao repórter de imagem na emissão em direto e deu por terminada a ligação por sentir que não havia condições de segurança. Com uma palavra de solidariedade ao repórter, o SJ coloca-se à disposição para ajudar e apoiar no que considere necessário.
 
Lembrando que as agressões a jornalistas são consideradas crime público desde março de 2018, o SJ insta as autoridades competentes, uma vez mais, a que ajam em relação a este caso concreto e que, no geral, assumam atitudes mais vigilantes e preventivas na proteção dos jornalistas, a quem é depositado, no dia a dia, a defesa do direito ao acesso à informação e do dever de informar, consagrados na Constituição da República Portuguesa.
 
O SJ exorta, ainda, as autoridades a terem uma presença mais efetiva nos locais em que adeptos e elementos da comunicação social se cruzam e apela aos jornalistas para que zelem pela própria segurança e pela dos camaradas que os acompanham, escolhendo locais para reportagens deste género perto das forças da autoridade ou, até, solicitando a presença da polícia junto do local onde precisam de desenvolver o seu trabalho. 
 
O SJ exorta ainda a direção da SIC Notícias a defender o profissional em questão e a apresentar queixa, uma vez que a obstrução ao trabalho dos jornalistas é um crime tipificado no código penal português.
Partilhe