SJ denuncia atraso no pagamento aos colaboradores do GMG

Centenas de colaboradores dos diversos títulos do Global Media Group (GMG) estão sem receber o pagamento pelo trabalho realizado durante o mês de junho.

Até hoje, dia 13 de agosto, os jornalistas que colaboram regularmente com Jornal de Notícias, Diário de Notícias, O Jogo, TSF, revista Evasões, Volta ao Mundo, Men’s Health, entre outras – não receberam o valor das peças publicadas, nem lhes foi dada qualquer justificação ou indicação de quando vão receber.

Há mais de um ano que os jornalistas em causa – trabalhadores independentes, a maioria paga à peça, outros em regime de avença – estão a receber depois do dia 11, com exceção do verão passado, quando o Sindicato dos Jornalistas (SJ) denunciou o atraso no pagamento dos salários aos trabalhadores do grupo.

O SJ lamenta que o GMG ignore desta forma as centenas de jornalistas que contribuem diariamente com o seu trabalho para cada um dos títulos. São trabalhadores que já vivem diariamente na precariedade, a maioria sem um valor de rendimento fixo e que veem a situação agravada, sobretudo num mês em que muitos estão sujeitos ao pagamento de IVA.