SJ condena inaceitáveis agressões a jornalistas do Porto Canal

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) condena e repudia as inaceitáveis agressões de que foram alvo jornalistas do Porto Canal em reportagem à porta de uma fábrica de calçado em São João da Madeira. A equipa cobria os protestos dos trabalhadores despedidos quando foi agredida e atacada por um homem, que segundo informações do próprio órgão de comunicação social pertencerá à direção da empresa.

 Com uma palavra de solidariedade aos repórteres, o SJ coloca-se à disposição para ajudar e apoiar no que considere necessário.

Lembrando que as agressões a jornalistas são consideradas crime público desde março de 2018, o SJ insta as autoridades competentes, uma vez mais, a que ajam em relação a este caso concreto e que, no geral, assumam atitudes mais vigilantes e preventivas na proteção dos jornalistas, a quem é depositado, no dia a dia, a defesa do direito ao acesso à informação e do dever de informar, consagrados na Constituição da República Portuguesa.

O SJ louva a decisão da direção do Porto Canal em avançar com uma denúncia junto das autoridades em conformidade com o facto da obstrução ao trabalho dos jornalistas ser um crime tipificado no código penal português.

Partilhe