Projeto Literacia para os Media e Jornalismo alarga-se a dez cidades a partir de março

O projeto Literacia para os Media e Jornalismo, uma parceria entre o Sindicato dos Jornalistas e o Ministério da Educação, vai alargar-se a dez cidades de Portugal Continental já a partir de março.

Ao contrário da edição piloto realizada em 2019, que passou por uma seleção prévia das escolas participantes, este ano as inscrições para a formação estão abertas a todos os professores interessados, ainda que tenham prioridade os que se apresentem em equipa.

Bragança, Braga, Figueira da Foz, Covilhã, Santarém, Cascais, Lisboa, Setúbal, Sines e Lagos vão acolher, entre 7 de março e 30 de maio, uma oficina de formação coordenada por jornalistas no ativo e professores de jornalismo e comunicação, desenhada pelo Sindicato dos Jornalistas e financiada pela Direção Regional da Educação e pelo Cenjor (Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas).

A inscrição na formação pode ser feita aqui: https://dge.mec.pt/noticias/formacao-literacia-para-os-media-e-jornalismo-esta-de-volta, até 25 de fevereiro, e as escolas que vão acolher a formação podem ser encontradas aqui: https://www.google.com/maps/d/u/1/viewer?mid=1z91aJ4XGMLwrqfMss8BL5Beqc-0l3wfp&ll=39.45104890756727%2C-8.096293749999973&z=8

A primeira edição deste projeto (https://youtu.be/QXNByE32yfA), que decorreu entre janeiro e abril de 2019, formou uma centena de professores do 3.º ciclo e do secundário, docentes em 40 agrupamentos de escolas das regiões Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve.

Em janeiro de 2017, na sequência do 4.º Congresso dos Jornalistas Portugueses, que aprovou uma moção considerando urgente promover a literacia para os media, o Sindicato dos Jornalistas apresentou ao Ministério da Educação uma proposta de intervenção nessa área, concebida por jornalistas e académicos da área da comunicação.

Dois anos depois, o projeto arrancava em todo o Continente, com o objetivo de disponibilizar aos professores metodologias, recursos e ferramentas que estes possam usar nas atividades de Literacia para os Media que vão desenvolver com os seus alunos e com as comunidades escolar e educativa.

Ao mesmo tempo, pretende-se envolver os jornalistas na formação de professores e alunos sobre os desafios que hoje se colocam à importante função de mediar e escrutinar a realidade.

Este projeto, que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, avançou este ano com uma experiência piloto também nos Açores, onde conta com o apoio da Direção Regional da Educação e do Cenjor.

Partilhe