Cinco jornalistas mortos e mais de 30 feridos na Ucrânia

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) lamenta a morte dos e das repórteres no cumprimento da missão de informar no conflito da Ucrânia.

O SJ condena os ataques direcionados a jornalistas que estão na linha da frente com a missão de informar sem que sejam eles e elas próprias alvos das partes  em conflito.

O SJ sublinha o apelo da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), que exortou “a comunidade internacional a investigar estes ataques que são violações do direito internacional humanitário e constituem crimes de guerra”.

Até agora morreram cinco jornalistas e 35 ficaram feridos/as na Ucrânia. Pierre Zakrzewski, repórter de imagem da Fox News, e Oleksandra Kurshynova, produtora do mesmo canal no terreno, morreram na segunda-feira na Ucrânia.

Neste ataque ficou também ferido outro jornalista da Fox News, o correspondente de guerra Benjamin Hall.

Segundo um balanço da encarregada dos direitos humanos do Parlamento ucraniano, Ludmila Denissova, outros três jornalistas tinham já morrido neste conflito: o americano Brent Renaud e os ucranianos Evgueni Sakun e Viktor Duda. 

A responsável acrescenta ainda que 35 repórteres de nacionalidades suíça, checa, dinamarquesa e britânica ficaram feridos “por disparos intencionais do inimigo”.

Outros comunicados do SJ sobre a situação na Ucrânia:

⇒ FEJ apoia jornalista russa Marina Ovsyannikova

⇒ Campanha de ajuda a jornalistas na Ucrânia

⇒ SJ condena cerco à comunicação social na Rússia

⇒ SJ partilha da preocupação da FEJ sobre interdição de órgãos de comunicação social

Partilhe