Certificado e vacinação

O Sindicato dos jornalistas vê com preocupação a exigência feita aos profissionais de comunicação social, por parte de algumas instituições, de apresentação de testes negativos ou certificados de vacinação para que possam aceder à cobertura de eventos.

 

Recordamos que as regras implementadas para controlar o contágio não são iguais em todos os setores. Por exemplo, não é preciso teste negativo ou certificado digital para utilizar os transportes públicos, para ir a um hospital ou a um edifício público. 

 

A apresentação de certificado e teste negativo tem sido obrigatória, ao fim de semana, para restaurantes e hotéis. O plano de desconfinamento, apresentado esta quinta-feira pelo Governo, vem confirmar isso mesmo. Será necessário teste negativo ou certificado digital de vacinação para aceder a eventos culturais, desportivos ou corporativos com mais de 1000 pessoas em ambiente aberto, ou 500 pessoas em ambiente fechado, o que não parece ser a realidade de uma entrevista ou conferência de imprensa.

 

Existem várias medidas de segurança para conter a pandemia e nesse âmbito o SJ sublinha que a classe jornalística, no exercício das suas funções, tem tido um comportamento exemplar ao cumprir regras sanitárias como a distância social e uso de máscara.

 

O SJ acompanha a evolução da pandemia e as recomendações das autoridades de saúde e reitera que o vírus não pode ser desculpa para dificultar o trabalho dos jornalistas, pondo em causa o direito à liberdade de imprensa. 

 

O SJ lembra que, tal como ficou expresso nas decisões do conselho de ministros de 29 de Julho, Portugal prepara-se para regressar à normalidade tendo o Governo permitido um alívio das restrições até agora impostas. 

Partilhe