SJ denuncia e repudia atraso constante no pagamento a colaboradores do GMG

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) repudia que até hoje, 11 de agosto, centenas de colaboradores dos diversos títulos do Global Media Group (GMG) estejam sem receber o pagamento pelo trabalho realizado durante o mês de junho.

Os jornalistas em causa – trabalhadores independentes, a maioria paga à peça, outros em regime de avença – estão a receber depois do dia 11, de forma continuada há mais de dois anos.

A 17 de julho, o SJ pediu uma reunião com a administração do GMG para, entre outros assuntos, abordar esta lamentável situação. Contudo, a este pedido, o SJ ainda não obteve qualquer resposta. Também um grupo destes colaboradores endereçou um pedido de reunião diretamente ao administrador Marco Galinha, para o qual ainda não obtiveram qualquer resposta.

Os jornalistas que colaboram regularmente com Jornal de Notícias, Diário de Notícias, O Jogo, TSF, revista Evasões, entre outras – não só não receberam o valor das peças publicadas, como não lhes foi dada qualquer justificação ou indicação de quando vão receber.

O SJ lamenta que o GMG ignore desta forma continuada as centenas de jornalistas que contribuem diariamente com o seu trabalho para cada um dos títulos. São trabalhadores que já vivem diariamente na precariedade, a maioria sem um valor de rendimento fixo e que veem a situação agravada, sobretudo num mês em que muitos estão sujeitos ao pagamento de IVA.

Partilhe