SJ repudia atrasos no pagamento a colaboradores do semanário Novo

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) considera inaceitáveis os atrasos no pagamento a colaboradores do semanário Novo, em alguns casos estando em causa trabalhos realizados há mais de um ano.

O caso foi inicialmente denunciado por nove fotojornalistas em regime de freelancer com os quais o Novo, jornal que nasceu em abril de 2021, estava em dívida por trabalhos publicados em meados do ano passado. A estes fotojornalistas têm-se juntado outros colaboradores que denunciam a falta de pagamento por trabalhos publicados há vários meses no Novo.

Ao SJ chegaram no ano passado denúncias de associados de falta de pagamentos por parte do semanário Novo. O sindicato encaminhou os profissionais para o nosso gabinete jurídico para que os seus direitos fossem protegidos, como é devido a todos os jornalistas que confiam ao seu sindicato a representação da defesa dos seus interesses.

Desde que o caso foi tornado público, o grupo de nove jornalistas já foi contactado pelo Novo com a indicação de que a dívida seria saldada. Contudo, não houve ainda resposta para outros colaboradores com pagamentos em atraso.

O SJ repudia estes atrasos no pagamento a trabalhadores que vivem na precariedade, a maioria sem um valor de rendimento fixo, e que adiantam do próprio bolso o valor para transporte e outros custos associados a estes serviços que levam, muitas vezes, meses a serem pagos.

Partilhe