“Por Ti, Portugal, eu juro” vence Prémio Literário Orlando Gonçalves 2022

O trabalho de jornalismo multimédia ‘Por Ti, Portugal, eu Juro’, sobre o período pós-colonial e desenvolvido pelos jornalistas Sofia de Palma Rodrigues, Diogo Cardoso e Luciana Maruta, foi o vencedor do Prémio Literário Orlando Gonçalves.

Instituído em 1998 pela Câmara Municipal da Amadora em homenagem ao escritor e jornalista Orlando Gonçalves, o prémio foi nesta edição destinado a trabalhos de cariz jornalístico, apreciados por um júri constituído por um representante da edilidade, do Sindicato dos Jornalistas e da Sociedade Portuguesa de Autores.

Para justificar a escolha, o júri sublinha que se trata “de um trabalho que consegue congregar, ao nível do conteúdo e da sua plataforma, vários segmentos etários, apelando, para além do seu mérito jornalístico em sentido estrito, à interação e ao interesse das novas gerações”.

A cerimónia de entrega do Prémio, que destina ao vencedor 5 mil euros, será inserida na Festa do Livro e realiza-se no próximo dia 10 de setembro, às 18 horas, na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos.

Partilhe