Pedro Coelho será o presidente do V Congresso

O Sindicato dos Jornalistas, a Casa da Imprensa e o Clube de Jornalistas decidiram, por unanimidade, convidar o jornalista Pedro Coelho para ser presidente do V Congresso de Jornalistas, que se realizará no início de 2024.

Tal como no IV Congresso, as três organizações representativas do setor unem esforços para a realização do congresso numa altura em que é urgente encontrar caminhos para o jornalismo que queremos, num contexto de profunda crise, de precariedade crescente e de uma galopante propagação da desinformação.

Além do reconhecimento entre os seus pares, Pedro Coelho é também professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, o que corresponde, também, a uma preocupação comum das três entidades: a ligação cada vez mais profunda entre a academia e a profissão.

A data para a realização do congresso encerra um simbolismo ao qual não poderíamos passar ao lado, já que será no início de um ano em que se comemora os 50 anos de 25 de Abril, que teve como uma das principais conquistas a conquista da Liberdade de Imprensa e de Expressão. Mas é também a altura em que o SJ fará 90 anos.

O nosso camarada Pedro Coelho começa a partir deste momento a preparar um congresso que esperamos que seja um marco para os e as jornalistas e para o jornalismo, um momento fundamental de reflexão e de procura de caminhos porque é preciso combater a desinformação e só há uma forma de o fazer: com jornalismo, com jornalismo de qualidade.

Partilhe