FIJ e WACC querem representação mais justa dos géneros nos media

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e a Associação Mundial para a Comunicação Cristã (WACC) lançaram, em conjunto, um projecto para promover um retrato mais justo dos géneros nos meios jornalístico e editorial, procurando deste modo dar resposta à sub-representação das mulheres nos media a nível mundial.

De acordo com um estudo de 108 países realizado em 2010 pelo Global Media Monitoring Project (GMMP), as mulheres representam apenas 24% das pessoas referidas na televisão, na rádio e na imprensa, apesar de constituírem mais de metade da população da Terra.

“Está na hora de desenvolver recursos sólidos para apoiar os esforços dos sindicatos e dos profissionais da comunicação social no fortalecimento de um retrato justo dos géneros nas notícias”, afirmou a brasileira Beth Costa, secretária-geral da FIJ, destacando a importância de contrariar esta tendência global.

O primeiro passo da FIJ e a WACC nesse sentido passa pela realização de uma sondagem que visa reunir dados que contribuam para a concretização do Learning Resource Kit for Gender-Ethical Journalism and Media House Policy, um kit pedagógico que ficará disponível em árabe, inglês, francês e espanhol.

Partilhe