Conselho de Género da FIJ elege nova liderança

Os membros recentemente nomeados do Conselho de Género da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) elegeram a nova direção para o mandato de 2022-2025.

O órgão, recentemente nomeado através de um processo de votação on-line, é composto por 37 representantes dos sindicatos e associações de jornalistas da FIJ em todo o mundo. O Sindicato dos Jornalistas (SJ) mantém-se membro do Conselho de Género.

Maria Angeles Samperio, da FAPE, Espanha, foi reeleita como Presidente e a jornalista síria Raida Waqqaf da SJU, torna-se a nova Vice-Presidente, enquanto Beatriz Pérez Sánchez do SCPR, Costa Rica, permanece como Secretária do Conselho.

Os membros recém-eleitos do Comité Diretivo do Conselho de Género incluem:

Patricia Hanou Adjisseku (UJIT – Togo) e Kadiatou Thierno Diallo (AJG, Guiné) para África; Nani Afrida (AJI – Indonésia) e Samim Sultana Ahmed (IJU – Índia) para a Ásia-Pacífico; Christos Christophides (UCJ, Chipre) e Manuela Bermudez (CFDT, França) para a Europa; Adriana Hurtado (FECOLPER, Colômbia) e Samira de Castro Cunha (FENAJ, Brasil) para a América Latina; Nazakat Hussein (KJS, Curdistão Iraquiano) e Amal Toman (PJS – Palestina) para o Médio Oriente e Mundo Árabe; Demetria Wambia (NWU, EUA) e Jennifer Moreau (UNIFOR, Canadá) para a América do Norte.

O Conselho de Género é a principal voz da FIJ em matéria de género e o instrumento para orientar os projetos e a política da federação em matéria de género.

Os seus objetivos consistem em envolver igualmente mulheres e homens em todos os assuntos da FIJ, a todos os níveis da organização e dos seus sindicatos membros, aconselhando o Comité Executivo e os sindicatos membros sobre propostas de política, projetos e ações necessárias para integrar as questões de género no trabalho da FIJ, promovendo a solidariedade e o apoio entre os afiliados da FIJ na defesa dos direitos de género e combatendo todas as formas de discriminação de género.

O Conselho de Género reunir-se-á pela primeira vez durante o Congresso da FIJ em Omã, a 31 de Maio.

Partilhe