Assembleia Geral aprova organização do 5.º Congresso

A Assembleia Geral do Sindicato dos Jornalistas, na reunião extraordinária de 8 de julho, deliberou por unanimidade que a direção do SJ promova a organização do 5.º Congresso de Jornalistas, nos termos da moção aprovada no 4.º Congresso de que tal seja feito em conjunto pelas organizações representativas do sector.

A direção do SJ fica assim mandatada a, em conjunto com o Clube de Jornalistas e a Casa da Imprensa, dar início aos trabalhos de organização do 5.º Congresso, começando por criar uma comissão organizadora e uma comissão executiva. Estas comissões devem integrar elementos de diferentes sensibilidades dentro da classe.

A AG foi também uma oportunidade para expor algumas das questões que gostariam de ver integradas no programa do congresso, tais como os desafios do financiamento dos média, os baixos salários e a precariedade de jornalistas que trabalham com e sem vínculos; as dificuldades levantadas por estas condições do ponto de vista ético – incluindo o “sofrimento ético” de trabalhar sob determinados condicionalismos -; as questões de liberdade, diversidade e pluralismo no trabalho produzido, a que se juntam questões de diversidade nas próprias redações, atreladas às barreiras no acesso à profissão; a formação de jornalistas em matérias relacionadas com a liberdade de imprensa, como o acesso à informação; e ainda a solidariedade intergeracional, promovendo a partilha de experiências para formar os profissionais mais jovens e valorizar os mais experientes, assim como fortalecer a ação do sindicato.

Na AG participaram jornalistas reunidos na sede, em Lisboa, na delegação do Porto e também elementos do SJ nos Açores. A direção regional da Madeira, reunida em sede própria, aprovou a delegação da organização do Congresso à direção nacional, apelando a esforços para garantir a participação de jornalistas das regiões autónomas e recomendando que no Congresso sejam abordadas as dificuldades do jornalismo local e regional e a precariedade vivida pelos profissionais.

O presidente do SJ, Luís Filipe Simões, reforçou o apelo aos associados de que façam chegar propostas à direção, contribuindo para uma construção participada deste 5.º Congresso.

Partilhe