Sofia Branco e Luís Filipe Simões, jornalistas e dirigentes sindicais pela Lista B

“Sou a Sofia Branco, jornalista na agência Lusa, e fui presidente da Direção do Sindicato dos Jornalistas nos últimos seis anos.

Acredito que as pessoas não devem perpetuar-se nos cargos e decidi que deveria dar o lugar a outro. Ainda assim, quis continuar a  contribuir para a defesa do Jornalismo e, por isso, candidato-me à presidência do Conselho Deontológico, sendo que tenho um trabalho regular dedicado à ética profissional.

A equipa que, juntamente comigo, integra a candidatura a este órgão acredita que é possível dar-lhe mais representatividade. Um dos nossos objetivos  é alargar o universo de votantes  do Conselho Deontológico a todos os jornalistas, e não apenas aos associados, uma vez que o Código Deontológico se aplica a toda a classe.

Queremos também reforçar a presença de profissionais do fotojornalismo e multimédia, uma vez que a imagem assume atualmente uma importância na comunicação social que merece ser debatida com maior profundidade.

Queremos fortalecer a autorregulação e, para isso, queremos ir às redações ouvir os jornalistas, debater com os jovens e recorrer à experiência dos mais seniores.

Queremos ainda participar ativamente no combate à desinformação, lutando por uma clarificação entre o que é informação,  opinião e entretenimento.”

Veja o vídeo aqui:   https://www.youtube.com/watch?v=YYmeyk8n3CM&t=102s

A  19 de Maio , Vota B  

 

“Sou o Luís Filipe Simões, jornalista de A Bola, e estive na direção do Sindicato dos Jornalistas nos dois mandatos liderados pela Sofia Branco que agora se candidata, pela Lista B, à presidência do Conselho Deontológico.

A defesa do Jornalismo e dos jornalistas feita nos últimos seis anos pelo SJ é uma batalha que tem de continuar e foi essa a razão que me motivou a avançar para uma candidatura a presidente da direção do Sindicato.

Quero, juntamente com a equipa que faz parte da Lista B, denunciar e combater a precaridade na profissão, a falta de condições nas redações, os baixos salários. Lutaremos pela aplicação do estatuto de desgaste rápido à profissão. Assinaremos o novo Contrato Coletivo de Trabalho e garantiremos a sua efetiva aplicação. Vamos também manter a vigilância sobre a aplicação do regime de teletrabalho, de modo a evitar abusos decorrentes da sua aplicação nas empresas que por ele optarem.

A Lista B vai lutar por um jornalismo independente e rigoroso, assente em regras da ética, que promovam a Informação em detrimento da desinformação.”

Veja o vídeo aqui:    https://www.youtube.com/watch?v=AGyxclA5WFA

A 19 de Maio, vota B

 

Segue-nos em :

https://www.facebook.com/Sindicato.comTodoscomFuturo

https://twitter.com/lista_sj

https://www.instagram.com/listb_acao_rigor_independencia/

https://anchor.fm/lista-b-sj

https://www.youtube.com/channel/UCqs2USFqavFbrcP8p_3sycw

Partilhe