SJ visita Gazeta das Caldas

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) deslocou-se esta quarta-feira à redação da Gazeta das Caldas, no âmbito de um conjunto de visitas a órgãos de informação regionais que tem vindo a fazer para preparar uma conferência sobre jornalismo fora dos grandes centros, que vai acontecer em abril, no Funchal.

A delegação do SJ reuniu-se com o diretor-adjunto, Carlos Cipriano, com os quatro jornalistas que trabalham no jornal e ainda com Fernando Xavier, tesoureiro da direção da Cooperativa Editorial Caldense, que detém o título.

A Gazeta das Caldas, jornal quase centenário e um dos poucos no país dirigidos por uma cooperativa, tem subsistido com dificuldades financeiras desde o fim do porte pago e da obrigatoriedade da publicidade institucional.

Nas conversas que manteve com os seus interlocutores, o SJ fez votos para que, ainda que venham a ocorrer eventuais mudanças na direção da cooperativa, o jornal mantenha o seu perfil de independência, com uma delimitação clara entre gestão e direção editorial, e os postos de trabalho que garantem a sua qualidade.

Partilhe