SJ repudia comentários ofensivos de jornalista da BTV

O Sindicato dos Jornalistas lastima e repudia os comentários ofensivos proferidos por Valdemar Duarte no relato do jogo entre o Benfica e o F. C. Porto, na terça-feira à noite, em Braga.

A forma como Valdemar Duarte, que tem carteira profissional de jornalista e trabalha na BTV, se referiu aos adversários é atentatória dos valores defendidos no Código Deontológico e envergonha os jornalistas e o jornalismo.

Considerando que as afirmações proferidas, que podem até configurar um discurso de incitamente ao ódio e à violência, a Direção do SJ remeteu para o Conselho Deontológico um pedido de apreciação sobre as mesmas e exorta a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista e a Entidade Reguladora para a Comunicação Social a tomarem  posição sobre o que foi dito por Valdemar Duarte na BTV.

O SJ lamenta ainda que, publicamente, a BTV não se tenha ainda pronunciado ou distanciado das ofensas proferidas em antena.

Não basta ter um título para se ser jornalista. São os princípios e os valores, vertidos no Código Deontológico da profissão, que fazem um jornalista.

Partilhe