SJ presente na luta dos jornalistas que reclamam um custo justo da Carteira Profissional

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) esteve presente esta quinta-feira, dia 9, na reunião com membros da Comissão da Carteira Profissional de Jornalistas (CCPJ) e também com elementos dos jornalistas que realizaram o abaixo-assinado em que é pedida a diminuição do custo da Carteira Profissional.

No encontro, foi entregue à Presidente da CCPJ um documento com mais de 1400 assinaturas em que é solicitada a redução dos custos para a renovação dos títulos profissionais, em reação ao aumento anunciado recentemente.

O SJ manifesta satisfação por a CCPJ ter mostrado “abertura para reavaliar o valor da atualização dos emolumentos” e por pretender “reiterar, junto ao legislador, as sérias preocupações” sobre o modelo de financiamento da CCPJ.

Desde o início da recolha de assinaturas, membros da direção do SJ têm acompanhado o processo e informado os signatários do manifesto sobre as condicionantes que definem o custo deste documento e a quem deve ser dirigido para que a ação espontânea dos profissionais não fique parada numa qualquer gaveta.

O SJ vai realizar uma conferência sobre os custos da Carteira Profissional na sua sede e on-line, aberta a todos que queiram participar. O encontro irá contar com a presidente da CCPJ para esclarecimentos. Esta sessão está marcada para segunda-feira, dia 13 de fevereiro, às 21h30. O link para quem quiser seguir à distância será divulgado oportunamente.

O SJ vai continuar a acompanhar e a promover medidas que se julguem necessárias para a concretização deste e de outros legítimos desejos para melhorar as condições de trabalho dos jornalistas.

O SJ reitera a necessidade de apoiar uma classe que há anos enfrenta baixos salários, precariedade, elevado número de desempregados e que este ano vê agravadas as suas condições na sequência do aumento do custo de vida.

Partilhe