SJ habilitado pela FIJ em formação sobre o género na política

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) integrou o projecto Rewriting the story, financiado pela União Europeia e liderado pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ). O SJ esteve representado por um dos elementos da direção que fica, assim, habilitado a conduzir formação semelhante em território nacional.

O SJ esteve presente na segunda sessão de “formação de formadores” que decorreu em Zagreb, na Croácia e contou com jornalistas de toda a Europa. Os formadores recém-formados, entre os quais está, agora, um dos membros da direção do SJ, serão responsáveis pela condução da sua própria formação nacional, utilizando as suas novas competências e o kit de módulos de formação recentemente desenvolvido pelo projecto Rewriting the story.

Trabalhando com jornalistas da linha da frente, gestores de meios de comunicação social, sindicatos e associações de jornalistas, peritos em questões de género, organismos de auto-regulação dos meios de comunicação social, mulheres ativas na vida política, académicos e, fundamentalmente, a próxima geração de profissionais dos meios de comunicação social, o projecto Rewriting the story procura iniciar reformas nos meios de comunicação social europeus no que diz respeito à cultura, políticas e processos das redações que melhorem a compreensão e as práticas profissionais no que diz respeito à representação de mulheres e homens na vida política e pública.

O projecto concluiu a sua segunda fase de atividades com o desenvolvimento de módulos de formação personalizados e duas sessões de “formação de formadores” realizadas, respetivamente, no Chipre, de 28 a 31 de Maio, e em Zagreb, na Croácia, de 2 a 4 de Junho. O projecto reuniu membros de filiais da FIJ na União Europeia, como é o caso do SJ.

“Estas sessões de formação foram úteis para dotar os futuros formadores de ferramentas específicas para formar outros”, afirmou Nisrine Salameh, a responsável internacional da FIJ que coordena todo o projecto. “Este projecto é uma oportunidade para os afiliados da FIJ criarem um suporte de formação interna que pode ser utilizado no futuro para reforçar as capacidades dos membros do sindicato para reportar notícias políticas através de uma perspectiva de género. Esperamos formar 400 jornalistas em toda a União Europeia até Junho de 2024”, adicionou a coordenadora do projeto.

O projecto financiado pela UE estende-se ao longo de dois anos e destina-se a ajudar jornalistas, estudantes de comunicação social e organismos públicos de difusão noticiosa a desenvolverem as suas competências de reportagem política com uma perspectiva de género e a construírem uma cultura de igualdade de género nas redações.

Leia mais sobre o projecto aqui.

Partilhe