Sindicato dos Jornalistas condena atitudes agressivas contra jornalistas

Nos últimos dias assistimos a atitudes agressivas de adeptos contra um jornalista da CMTV à porta do estádio de Alvalade, bem como a publicações insultuosas e ameaçadoras para com um jornalista da CNN.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) recorda que as agressões a jornalistas são consideradas crime público, desde março de 2018, e exorta as autoridades judiciais a agir.

O SJ condena todo e qualquer tipo de obstrução ao trabalho dos jornalistas ou de tentativa de intimidação dos profissionais que estão no exercício das funções e apela às autoridades policiais que zelem pela segurança e pela liberdade dos jornalistas no exercício da profissão, cujos direitos estão consagrados na Constituição da República portuguesa.

Nesse sentido, o SJ tem desenvolvido ações de sensibilização junto das forças policiais para a necessidade de proteger os jornalistas em serviço junto dos estádios de futebol, onde temos registado situações de pressões e coação a jornalistas com frequência.

O SJ exorta os jornalistas e os canais de televisão em causa a apresentarem queixa, uma vez que a obstrução ao trabalho dos jornalistas é um crime tipificado no código penal português.

Partilhe