Precários: Quanto são? Quem são? Onde trabalham? Como trabalham?

O Grupo de Trabalho sobre Precariedade e Jornalismo Freelance/Sindicato dos Jornalistas acaba de lançar um inquérito para determinar quantos são, quem são, onde trabalham e como trabalham os jornalistas precários portugueses.

É o seguinte o texto, na íntegra, do comunicado do Grupo de Trabalho sobre Precariedade e Jornalismo Freelance/Sindicato dos Jornalistas:

Na sequência dos encontros de Maio (Lisboa e Porto) de jornalistas freelance e precários, está lançado um inquérito aos jornalistas com vínculo precário – recibo verde, contrato a termo ou outro – e também aos correspondentes dos órgãos nacionais dispersos pelo país.

O questionário (anexo), de resposta fácil e protegido pela maior confidencialidade, é essencial para conhecermos melhor a situação dos jornalistas em situação de precariedade. No Outono, queremos publicar um estudo o mais informado possível.

Queremos também conhecer mais aprofundadamente as histórias de vida, os testemunhos que os jornalistas queiram partilhar, as denúncias que queiram fazer. Também nestes casos, a confidencialidade da origem, se solicitada, será garantida.

Questionários e “estórias” podem ser enviados para sinjor@mail.telepac.pt, ou, por via postal, para Sindicato dos Jornalistas, Rua do Duques de Bragança, n.º 7-E – 1249-059 Lisboa.

Importante: Insistindo-se na garantia de confidencialidade, agradece-se, no entanto, que os remetentes sejam adequadamente identificados, a fim de que saibamos quem se nos dirige.

Grupo de Trabalho sobre Precariedade e Jornalismo Freelance/Sindicato dos Jornalistas

Partilhe