Podcast “Queimei! – Vamos falar de Burnout”, no ar todas as quartas-feiras, às 15h40, na Antena 1

De Prémios Pulitzer a repórteres de órgãos nacionais e regionais, a série “Queimei! – Vamos falar de Burnout” conta-nos a história de 6 jornalistas desde o momento em que começam a perceber que algo não está bem.

Distanciamento, irritação, estafa. Um dia, o corpo obriga a parar. O Burnout é uma condição que afeta cada vez mais trabalhadores e ameaça transformar-se numa epidemia.

Aqui ouvimos o que levou estes jornalistas a perceberem que o esgotamento profissional tinha consequências para a saúde. Identificamos os sinais, o diagnóstico, as possíveis respostas e o regresso à rotina depois do Burnout, uma condição que só em 2022 entrou para a lista de doenças da OMS.

Ao longo desta viagem ouvimos ainda especialistas em Psicologia e em Direito Laboral para contextualizar o fenómeno.

Rotinas mais saudáveis, acompanhamento médico, apoio dos amigos e da família. Descanso. O Burnout não tem de ser uma viagem sem retorno. Porque a saúde mental e a laboral estão ligadas, as soluções passam pelos próprios trabalhadores. Mas também pelos empregadores.

Empatia e cooperação são a chave para reencontrar o equilíbrio, de volta à rotina. No último episódio, acompanhamos o regresso dos 6 jornalistas ao trabalho.

O podcast “Queimei! – Vamos falar de Burnout” é uma produção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) em parceria com a Federação Europeia de Jornalistas (FEJ). Um trabalho de Isabel Nery, Ilana Oliveira, João Miguel Rodrigues, Miguel Midões e Miguel van der Kellen.

Os seis episódios serão emitidos semanalmente, todas as quartas-feiras às 15h40, na Antena 1. Também disponível em RTP Play.

Partilhe