Nova informação da ERC sobre a revista Valor Magazine (nº 29/Q/2024)

No dia 22 de agosto, a ERC enviou uma comunicação ao Conselho Deontológico do Sindicato do Sindicato dos Jornalistas (CD) que retifica a informação que esta entidade reguladora dirigiu ao CD no passado dia 5 de julho, e que o CD divulgou a 16 de agosto.

O parecer do CD sobre a queixa entreposta pela advogada Sofia Ventura contra a revista Valor Magazine por esta fazer depender entrevistas de apoios monetários, foi divulgado no dia 14 de maio.

Na comunicação de 22 de agosto, a ERC esclarece que, ao contrário do que tinha referido anteriormente, “a revista Valor Magazine encontra-se registada na ERC“, conforme imagem abaixo.

Recorde-se que na deliberação que o CD divulgou a 14 de maio, foi referido que a Valor Magazine não é “uma publicação jornalística (antes, como assinalado pelos próprios, propriedade de uma agência de comunicação) nem tendo jornalistas a colaborar (apenas ‘gestores de comunicação’)”, e que neste contexto seria “difícil ao CD intervir numa área estranha, e até incompatível, à sua”.

O diretor da revista Valor Magazine não possui carteira profissional de jornalista ou cartão de equiparado como é exigido nas publicações jornalísticas, nos termos dos pontos 1, 2 e 3 do artigo 15 do Estatuto do Jornalista.

Partilhe