Nova ação de formação de jornalistas na área da Justiça acontece em fevereiro

Abrem amanhã, dia 25 de janeiro, às 10 horas, as inscrições para nova ação de Formação de Jornalistas na área da Justiça, que irá decorrer em fevereiro sob o lema “Magistrados e jornalistas em diálogo: Removendo obstáculos e construindo pontes de comunicação, para reforço do Estado de Direito”. O formulário estará disponível neste link.

Esta é uma iniciativa da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista e do Sindicato dos Jornalistas, em parceria com o Centro de Estudos Judiciários e o apoio do Conselho Superior da Magistratura, Conselho Superior do Ministério Público e Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais.

Na ação poderão participar, em simultâneo, 50 jornalistas, 50 juízes dos tribunais comuns e administrativos e ficais e 50 magistrados do Ministério Público.

Esta ação será composta por um Seminário, para apresentação dos temas a debater (A inteligência artificial ao serviço do Jornalismo e da Justiça; Organismos reguladores e representativos da atividade jornalística e Legislação nacional e internacional de regulação da atividade jornalística vs desafios impostos por normas internacionais) — de frequência obrigatória, presencial ou por teleconferência —, ministrado pelos formadores (jornalistas e juízes), a decorrer na manhã de 9 de fevereiro, nas instalações do Centro de Estudos Judiciários, em Lisboa.

As sessões de trabalho prático (workshops) realizar-se-ão em três locais, de modo a facilitar o acesso aos participantes de vários pontos do país. Em Lisboa, terá lugar na tarde de 9 de fevereiro; em Coimbra no dia 16 e, no Porto, no dia 23. No ato da inscrição, os participantes terão de optar por uma das cidades.

As sessões de trabalho, que terão 50 participantes, no máximo, decorrerão apenas presencialmente e nelas serão criados grupos mistos de jornalistas e magistrados, para discutir casos concretos que envolvam Jornalismo e Justiça.

As inscrições para esta ação estarão abertas entre as 10h desta quinta-feira, dia 25 de janeiro, e as 18h de terça-feira, dia 30 de janeiro de 2024.

Serão abertas 50 vagas para jornalistas detentores de Carteira Profissional de Jornalista ou Título Provisório de Estagiário válidos.

Os interessados poderão inscrever-se gratuitamente através do formulário acessível neste link e também disponível no sítio do Sindicato dos Jornalistas. As vagas serão preenchidas pela ordem de inscrição em cada uma das cidades escolhidas, com prioridade aos que nunca frequentaram nenhuma das ações anteriores, seguida dos que frequentaram a primeira, e por fim os que frequentaram a última. Só depois serão considerados os que se inscreveram na última ação, que decorreu em novembro, mas faltaram e não justificaram a falta.

A implementação de critérios prende-se com o facto de se ter sempre verificado um elevado número de inscrições, sendo que depois alguns dos inscritos não compareceram na formação, não avisaram que não poderiam estar presentes e/ou não justificaram as faltas, deixando de fora muitos jornalistas interessados em frequentar as ações.

Partilhe