Lista A – Catarina Pires, candidata a vice-presidente da Direcção

Sou a Catarina Pires, 46 anos, de Lisboa. Depois de vinte e dois anos na Global Media (Notícias Magazine, DN Life e Diário de Notícias), fui uma dos 17 jornalistas de entre os 81 trabalhadores abrangidos pelo despedimento colectivo levado a cabo, em Novembro de 2020, pelo grupo que detém a TSF, o Jornal de Notícias, o Diário de Notícias, O Jogo, entre outros títulos.

A banalização do despedimento, encarado quase como uma inevitabilidade contra a qual não há como lutar, a não ser individualmente, com o apoio jurídico do Sindicato, incomodou-me. Acho que é preciso e é possível fazer muito mais em defesa dos postos de trabalho. E foi por isso que aceitei integrar uma lista que se quer de mudança.

Sindicalizada desde que me fiz jornalista, quero um Sindicato dos Jornalistas que seja efectivamente um sindicato e lute pelos direitos dos trabalhadores (sim, os jornalistas são trabalhadores e têm cada vez menos direitos), contra a precariedade, por salários dignos e por melhores condições de trabalho. Só assim o jornalismo poderá ser exercido em liberdade e cumprir a sua função primeira de informar com rigor e independência e contribuir para construção de uma sociedade democrática e esclarecida.

É por esta ideia de Sindicato que a Lista A – Aos jornalistas, Pelo Jornalismo! lutará.

Contem connosco, comigo, para isso. E para o resto.

#AosJornalistasPeloJornalismo

#VotaListaA

Lê o manifesto integral e a composição da Lista A em https://jornalistas.eu/eleicao-2021-23/lista-a/

Segue-nos em:

https://www.facebook.com/pelojornalismo2021

https://pelojornalismo2021.blogspot.com/

https://twitter.com/jornalistas2021

https://www.instagram.com/jornalistas2021/

Partilhe