Jornalismo e jornalistas fora das preocupações partidárias

Em arranque de ano civil e tendo em conta que no ano passado dois jornalistas venceram o Prémio Nobel da Paz, Maria Ressa e Dmitry Muratov, o Sindicato dos Jornalistas (SJ) lamenta que em vésperas de eleições legislativas a discussão em torno da profissão esteja praticamente ausente dos Programas Eleitorais.

O chavão que o jornalismo é um pilar de uma sociedade democrática é tantas vezes usado por responsáveis políticos que seria de esperar que a defesa do jornalismo deixasse de se limitar ao discurso e passasse a fazer parte da ação.

Ao longo do último ano o SJ fez várias propostas a todos os partidos políticos com assento parlamentar. Estranhamente ou não, e apesar da anuência ou concordância manifestada nessas reuniões, o jornalismo e os jornalistas praticamente não entram nas preocupações de quem quer ser Governo a partir de dia 30 de janeiro.

O SJ sempre apoiou e apoiará todas as medidas em defesa da profissão e do serviço público de notícias (rádio, televisão e agência), sublinhando a importância de manter e reforçar esse serviço público, que é essencial a um saudável regime democrático.

 

Partilhe