Inscrições abertas para o 5.º Congresso dos Jornalistas

Já é possível inscrever-se para o 5.º Congresso dos Jornalistas, que irá ocorrer entre os dias 18 e 21 de janeiro de 2024 no Cinema São Jorge, em Lisboa

No ano das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, nos dias 18, 19, 20 e 21 de janeiro, realizar-se-á o 5º Congresso dos Jornalistas, no Cinema São Jorge, em Lisboa, com o lema “Jornalismo, Sempre”. A partir de hoje, é possível inscrever-se para participar no Congresso.

O congresso discutirá temas muito importantes para o jornalismo hoje, como a Ética, a Deontologia, a precariedade, a censura, a proximidade, o financiamento do jornalismo de qualidade e as novas fronteiras do jornalismo. O evento terá, igualmente, uma programação prévia, a acontecer entre os dias 15 e 17 de janeiro, exclusivamente dedicada à celebração dos 50 anos da Revolução dos Cravos. Os jornalistas e alunos de comunicação que se inscreverem até dia 17 de dezembro terão direito a um desconto de 50%.

A programação completa e o site oficial estarão disponíveis a partir da próxima semana, além do regulamento. É possível consultar outros detalhes sobre a cobertura do encontro no Instagram e Facebook. As comunicações poderão ser apresentadas entre os dias 6 de novembro e 10 de dezembro, no e-mail sj@sinjor.pt.

Em 2024 terão passado sete anos desde o 4º Congresso dos Jornalistas. “A pandemia justifica, em parte, o facto de não termos cumprido o que definimos no encontro de 2017, de realizarmos congressos nacionais de cinco em cinco anos. Não será, todavia, a única razão”, afirma o presidente da Comissão Organizadora do 5º Congresso dos Jornalistas, Pedro Coelho. “Entre a pressão do mercado e da tecnologia, a precariedade e os baixos salários, a pressão do efémero e do populismo, a comunicação inquinada das redes sociais… entre tudo isso e por causa disso, fomos assistindo, nestes últimos sete anos, à nossa própria irrelevância e ao, cada vez maior, deslaçamento da classe”, completa o jornalista e professor.

O 5.º Congresso será, pela segunda vez na história, promovido por três instituições: a Casa da Imprensa, o Clube de Jornalistas e o Sindicato dos Jornalistas.

Partilhe