Inscrições abertas para a segunda sessão de Sensibilização em Burnout

Já se pode inscrever para a segunda e terceira sessões do Ciclo de Sensibilização sobre Burnout (Esgotamento Profissional), uma iniciativa do Sindicato dos Jornalistas em parceria com a Federação Europeia dos Jornalistas (FEJ). O projeto visa consciencializar os jornalistas para as questões da saúde mental dentro das redações, a partir de 3 sessões com especialistas de diferentes áreas.

No próximo sábado, dia 21 de janeiro, o SJ recebe de maneira exclusivamente presencial Liliana Dias, psicóloga especialista em burnout. A discussão abordará a proteção da sua saúde mental do stress e da ansiedade rotineiras, e como as exigências diárias que os jornalistas enfrentam potenciam o risco de experienciar stress crónico, que poderá eventualmente levar ao desenvolvimento da síndrome de Burnout.

Esta sessão tem como objetivo abordar os fatores de risco do stress ocupacional, as várias estratégias de resposta para gerir o stress, de recuperação durante e após o trabalho e em equipa.

 

Programa da sessão de 21 de janeiro:

  1. Conhecer os fatores de risco do stress para os jornalistas;
    a. Estress, Distress e Stress Ocupacional
    b. Fatores de risco no contexto jornalistico
  2. Implementar estratégias para gerir o stress a nível individual, organizacional e em equipa;
    a. Diferentes níveis de intervenção
    b. Estratégias de coping individuais, equipa e organizacionais
  3. Abordar estratégias de recuperação de stress;
    a. Estratégias de recuperação durante o trabalho: seleção, otimização e compensação.
    b. Estratégias de recuperação após o trabalho.
    c. Estratégias de equipa.

 

A 28 de janeiro, a sessão de Escrita Criativa para Saúde Mental será ministrada por Susana Magalhães, também de forma presencial, na sede do Sindicato dos Jornalistas. Todas as sessões acontecem das 9h às 13h.

Todas as sessões são GRATUITAS e necessitam de inscrição prévia, o que pode fazer através deste link.

Associe-se ao SJ e assine a newsletter para receber informações em primeira mão.

O ciclo, que já ofereceu formações na área do podcast e do jornalismo digital, além de promover este ciclo de consciencialização e uma conferência sobre o tópico, é organizado pelos coordenadores do projeto “Building Resilient Journalists”, promovido em parceria com a FEJ, Isabel Nery e João Miguel Rodrigues.

Partilhe