Inscrições abertas para a 2ª formação de jornalistas na área da Justiça

Abrem hoje, às 10h, as inscrições para a 2.ª Ação de Formação de Jornalistas na área da Justiça que irá decorrer em novembro. O formulário está disponível neste link.

Esta é uma iniciativa da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista e do Sindicato dos Jornalistas, em parceria com o Centro de Estudos Judiciários, o Conselho Superior da Magistratura, o Conselho Superior do Ministério Público e o Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais.

Apesar do sucesso da 1ª Ação de Formação, que decorreu entre outubro de 2022 e fevereiro de 2023, os parceiros da iniciativa decidiram pôr em prática um modelo diferente que irá permitir a participação nas sessões, em simultâneo, de 50 jornalistas, 50 juízes e 50 magistrados do Ministério Público, ou seja, 150 no total.

A 2ª Ação será composta por um Seminário, para apresentação dos temas a debater — de frequência obrigatória, presencial ou por teleconferência —, ministrado pelos formadores (jornalistas e juízes), a decorrer na manhã de 3 de novembro, nas instalações do Centro de Estudos Judiciários, em Lisboa.

As sessões de trabalho prático (workshops) realizar-se-ão em três locais, de modo a facilitar o acesso aos participantes de vários pontos do país. Em Lisboa, terá lugar na tarde de 3 de novembro; em Coimbra no dia 10 e, no Porto, no dia 17. No ato da inscrição, os participantes terão de optar por uma das cidades.

As sessões de trabalho, que terão 50 participantes, no máximo, decorrerão apenas presencialmente e nelas serão criados grupos mistos de jornalistas e magistrados, para discutir casos concretos que envolvam Jornalismo e Justiça.

As inscrições para esta 2ª Ação de Formação de Jornalistas na área da Justiça estarão abertas entre as 10h de terça-feira, dia 17 de outubro, e as 18h de quinta-feira, dia 19 de outubro de 2023.

Serão abertas 50 vagas para jornalistas, no ativo, detentores de Carteira Profissional de Jornalista, ou Título Provisório de Estagiário, válida.

Os interessados podem inscrever-se gratuitamente através do formulário acessível neste link, também disponível no sítio do Sindicato dos Jornalistas. As vagas serão preenchidas pela ordem de inscrição em cada uma das cidades escolhidas.

Os jornalistas que concluíram a 1ª Ação de Formação poderão inscrever-se, mas só serão chamados se as vagas não forem totalmente preenchidas por novos participantes.

Partilhe