Esclarecimento à ERC

A Direção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) não pode deixar de lamentar a generalização feita em um comunicado publicado pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) no qual, a propósito de uma queixa relativa ao jornalista Pedro Almeida Vieira, diretor do Página Um, envolve toda a classe.

Neste sentido, a Direção do SJ esclarece a ERC que:

1- As generalizações, além de serem perigosas, são quase sempre desnecessárias, pelo que não entendemos como pode o regulador escrever num comunicado público que ‘o referido cidadão tenta legitimar comportamentos nos quais, consideramos, que a classe jornalística não se revê’. Ora, não nos parece que seja incumbência da ERC, pressupor em que é que a classe dos jornalistas se revê ou deixa de rever.

2- Quando se refere ao diretor do Página Um dizendo que o mesmo se intitula como jornalista, esclarecer a ERC que, independentemente dos desentendimentos existentes, o cidadão Pedro Almeida Vieira é, de facto, jornalista, portador da Carteira Profissional de Jornalista número 1786, sendo também sócio do SJ, com o número 4556.

3- Informar ainda que o SJ não faz comentários sobre conflitos entre a ERC e o referido jornalista e que se alguma das partes cometeu ato ilícito a situação deve ser esgrimida em sede própria, ou seja, pelo que se percebe pelo teor do comunicado, em tribunal.

Refira-se ainda que, como qualquer outro associado, Pedro Almeida Vieira tem direito, se assim o entender, a recorrer ao apoio do gabinete jurídico do Sindicato dos Jornalistas neste ou em qualquer outro processo.

Partilhe