Dominique Pradalié é a nova presidente da FIJ

Dominique Pradalié de França, que integra o Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ), foi eleita Presidente da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) no 31.º Congresso da Federação, em Mascate, Omã. Após seis anos no Comité Executivo da FIJ, Dominique Pradalié sucede a Younes Mjahed de Marrocos.

Dominique Pradalié trabalhou durante toda a sua carreira na radiodifusão pública francesa, da ORTF à France Télévisions e foi chefe de redação das notícias nocturnas na France 2.

Ao mesmo tempo que seguia a sua carreira como jornalista, Dominique Pradalié esteve também envolvida, de forma voluntária, em atividades sindicais. Em particular, assumiu vários mandatos representando jornalistas da France Télévisions, como delegada, membro do conselho de empresa e representante sindical.

No seio do sindicato, Dominique Pradalié foi eleita a nível regional (secção Ile de France) e nacional como Secretária-Geral e porta-voz do SNJ até 2021, encarregada das questões jurídicas e internacionais.

Tem actualmente assento no Comité Nacional do SNJ bem como no Comité Executivo da FIJ desde o Congresso de Angers (2016), após ter sido reeleita no Congresso de Tunes (2019).

Desde 1926, quando a FIJ foi fundada em Paris, Dominique Pradalié é a segunda mulher eleita presidente, depois da jornalista belga Mia Doornaert (1986-1990).

Dominique Pradalié, cujo mandato termina em 2026, quando a FIJ celebrar o seu Centenário, sucede ao jornalista marroquino Younes Mjahed, que foi presidente da FIJ de 2019 a 2022.

Partilhe