Já arrancou projeto-piloto sobre Literacia para os Media

O Sindicato de Jornalistas (SJ) e o Ministério da Educação assinaram, este sábado, o protocolo sobre a formação de professores em Literacia para os Media. O projeto-piloto, que arrancou no terreno nesse mesmo dia, envolve 100 docentes do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que lecionam em 40 agrupamentos escolares, distribuídos por cinco regiões do país: Alentejo (Évora), Algarve (Faro), Centro (Águeda), Lisboa (Lisboa) e Norte (Porto). 

O projeto-piloto sobre Literacia para os Media, que é financiado pelo Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (Cenjor) e pela Direção-Geral da Educação, tem como objetivo colocar jornalistas e académicos especialistas em media a formarem professores para que estes ensinem e incentivem os alunos a desenvolverem o seu espírito crítico na leitura e análise da informação.

Na cerimónia de assinatura do memorando, a presidente do Sindicato de Jornalistas, Sofia Branco, classificou o projeto de “histórico”, na medida em que a grande aposta é ajudar a comunidade escolar a distinguir os conteúdos falsos dos verdadeiros, nomeadamente entre os que circulam na Internet, designadamente nas redes sociais, bem como ajudar a desenvolver o espírito crítico sobre as notícias e outros conteúdos noticiosos, como imagens.

A presidente do SJ sublinhou ainda que, “numa altura em que se confunde o que é o jornalismo e o que não é jornalismo, é fundamental que os jornalistas expliquem o que fazem, como funcionam , como é que selecionam a informação e em que condições trabalham, mostrando disponibilidade para se exporem e contribuírem para a formação de docentes, que possam, de forma sólida, ensinar os alunos a ler a Informação com espírito critico”.

Na cerimónia, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, sublinhou a importância da iniciativa, garantindo que o objetivo é “fazer o alargamento desta colaboração e cooperação entre o Ministério da Educação, o Sindicato de Jornalistas e o Cenjor, para se chegar a mais sítios”.

Partilhe