Agência Lusa: adesão à greve acima dos 90%, serviços encerrados

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) saúda a grande adesão à greve, acima dos 90%, dos trabalhadores da Agência Lusa. A Direção de Informação interrompeu o serviço.

Após mais de 14 horas sem qualquer notícia na linha, a Direção de Informação da Agência Lusa anunciou o encerramento do serviço: “por respeito à greve decidida pelos trabalhadores e na defesa da dignidade do serviço público prestado pela agência, a Direção de Informação da Lusa decidiu interromper o serviço da agência de notícias”, lê-se, numa nota publicada no site da Lusa.

Este é o resultado da adesão dos trabalhadores da agência pública de notícias à greve, acima de 90%, que começou às 00h00 desta quinta-feira e que vai prolongar-se por mais três dias.

“Os sindicatos representativos da Agência Lusa saúdam a grande adesão à greve por aumentos salariais condignos”, lê-se no comunicado dos sindicatos representativos dos trabalhadores, no qual acrescentam que a expectativa que esta adesão “continue até domingo”.

Esta manhã mais de meia centena de trabalhadores estiveram concentrados em frente à sede, em Lisboa, e outros 20 na delegação do Porto. Amanhã está prevista uma concentração de trabalhadores frente à residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa, a partir das 10h30. No Porto, os trabalhadores voltam a concentrar-se junto à delegação da agência, a partir das 1h00.

O SJ, um dos representantes dos trabalhadores nas negociações com a administração da Agência Lusa, a par com o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Centro-Sul e Regiões Autónomas e o Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços, mantém total disponibilidade para a negociação, de acordo com a vontade dos trabalhadores, suspendendo a greve no caso de ser aceite a proposta apresentada na passada terça-feira.

Partilhe