VI PortoCartoon vai mostrar 226 caricaturas

O Museu Nacional da Imprensa vai inaugurar dia 18, pelas 11 horas e 30 minutos, na sua Galeria da Caricatura, a sexta edição do PortoCartoon, certame subordinado este ano ao tema “Desporto e Sociedade”, dada a coincidência com o Euro 2004 e com os Jogos Olímpicos de Atenas.

A exposição, que estará patente até final de Setembro, será constituída por 226 cartoons e apresentará os trabalhos premiados, as menções honrosas atribuídas e os melhores desenhos seleccionados nesta edição do festival.

O grande vencedor do concurso foi Grzegorz Szumowski da Polónia, que em 2003 já havia arrecadado o 2º prémio do V PortoCartoon, tendo o segundo prémio ido para Borislav Stankovic (Sérvia e Montenegro) e o terceiro ex-aequo para Achille Superbi (Itália) e Michael Kountouris (Grécia).

O primeiro prémio foi para um trabalho sobre o terrorismo, cuja qualidade superou, na opinião do júri, a dos desenhos que obedeciam a um tema pré-definido. As restantes distinções foram atribuídas a cartoons subordinados ao tema principal do concurso.

No VI PortoCartoon foram galardoados com menções honrosas, num total de catorze, cartoonistas do Brasil, Roménia, Rússia, Ucrânia, Espanha, Itália, Polónia e Portugal.

O júri internacional do concurso foi presidido pelo director do Museu de Imprensa, Luís Humberto Marcos e composto por Georges Wolinski, cartoonista da Paris Match e do Charlie Hebdo; Xaquin Marin, director do Museu do Humor de Fene (Galiza); António, cartoonista do Expresso; Luís Mendonça, da Faculdade de Belas Artes do Porto; Roberto Merino, encenador chileno e Inês Moreira, representante do Instituto das Artes/Ministério da Cultura.

O PortoCartoon, que é considerado pela Federation of Cartoonists Organisations (FECO) um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo, contou com a participação de 2146 cartoons, assinados por 606 autores oriundos de 64 países, tendo 1596 trabalhos concorrido ao tema proposto e 550 ao tema livre.

O Brasil é o país mais representado no certame, com 18 artistas e 25 cartoons, e a Polónia regista a segunda maior participação, com 14 cartoonistas.

Na exposição vão marcar presença países tão diversos como o Azerbeijão, Colômbia, China, Coreia do Sul, Indonésia, Peru e Uruguai, além dos principais países europeus, e podem também ser apreciados trabalhos dos caricaturistas nacionais Metello, Vasco e Cid.

Partilhe