Veterano da CNN critica média dos EUA

O apresentador da CNN, Jim Clancy, afirmou em entrevista publicada a 12 de Agosto no diário brasileiro “Folha de São Paulo” que os média norte-americanos transmitiram sem questionar várias informações falsas sobre a ocupação do Iraque pela coligação liderada pelos EUA.

Na entrevista, o veterano da CNN considera “vergonhoso” que os média dos EUA não tenham informado o público de que o deposto presidente iraquiano, Saddam Hussein, nada teve a ver com os atentados terroristas de 11 de Setembro.

“Uma grande percentagem dos norte-americanos continua a acreditar que Saddam, de um modo ou de outro, teve alguma coisa a ver com os atentados. Isso é uma falha da imprensa. Uma falha vergonhosa”, afirmou Clancy.

O jornalista considera ainda que a imprensa dos EUA falhou ao não questionar nenhuma das informações recebidas de fontes oficiais e do exilado Ahmed Chalabi, actualmente a contas com a justiça no Iraque por crimes financeiros e que terá sido a principal fonte dos EUA quanto à alegada existência de armas de destruição maciça no Iraque.

“Errámos em tudo. Estava tudo equivocado”, afirmou Clancy, para quem a “imprensa engoliu de um trago as mentiras de Ahmed Chalabi”. O apresentador garante que a CNN tentou verificar algumas das histórias de Chalabi, mas não teve “acesso a fontes que as confrontassem”.

“O que mais me preocupa é que a verdadeira guerra contra o terrorismo está a ser travada no Afeganistão e está a ser ignorada (pela imprensa)”, afirma Clancy.

Partilhe