TSF e “24 Horas” sem objecções à venda da Lusomundo Media

Os Conselhos de Redacção da TSF e do jornal “24 Horas” não levantam objecções à venda da Lusomundo Media à Controlinveste desde que sejam preservados os respectivos projectos editoriais e os postos de trabalho.

Em resposta a um pedido de parecer da Alta Autoridade da Comunicação Social (AACS) sobre o processo de alienação de activos do sector da comunicação social da Portugal Telecom à Controlinveste, os Conselhos de Redacção da TSF e do “24 Horas” concluíram nada ter a opor ao negócio, embora ambos sublinhem disporem de escassa informação sobre o processo.

No parecer divulgado a 18 de Março, a TSF sublinha que o que importa assegurar é “a preservação integral do projecto e o cumprimento do Estatuto Editorial” da rádio. Já o “24 Horas” advoga a preservação, no fundamental, das “características e dimensão da própria Lusomundo Media, a sua transversalidade no negócio da área de media, a carteira de títulos e os postos de trabalho a eles associados”.

A AACS pediu igualmente pareceres aos Conselhos de Redacção do “Jornal de Notícias” e do “Diário de Notícias”, os quais serão tornados públicos após serem apresentados às respectivas redacções.

É o seguinte o texto, na íntegra, do Conselho de Redacção da TSF

O Conselho de Redacção (CR) da TSF Rádio Notícias, em reunião extraordinária realizada no passado dia 8 de Março de 2005, pelas 12 horas, analisou, por solicitação da Alta Autoridade para a Comunicação Social, o processo de alienação de activos da Portugal Telecom (PT) no sector da comunicação social.

Na reunião, em que participaram os membros eleitos do CR, Manuel Acácio, Carlos Vaz Marques, Fausto Coutinho e João Paulo Menezes, bem como, José Fragoso, Director da TSF e, por inerência, Presidente do CR, foi aprovado o seguinte parecer:

1. O CR acompanha com a maior atenção o processo de alienação de activos da PT no sector da comunicação social. Considera, no entanto, serem ainda escassas as informações disponíveis acerca do referido processo.

2. O CR considera fundamental, qualquer que venha a ser o desfecho do processo, a preservação integral do projecto e o cumprimento do Estatuto Editorial da TSF Rádio Notícias.

3. O CR da TSF regista com satisfação o comunicado divulgado pela «CONTROLINVESTE» no qual se refere que «O Presidente do Grupo, Joaquim Oliveira, manifestou a sua grande satisfação com a conclusão deste negócio, desejando transmitir a todos os colaboradores do Grupo LUSOMUNDO o seu forte empenho na manutenção das suas características fundamentais, o absoluto respeito pela independência editorial, e a sua determinação em fazer crescer a implantação de todos os títulos do Grupo».

4. O CR regozija-se com a valorização da TSF Rádio Notícias, como órgão de referência no panorama radiofónico e jornalístico português, patente no interesse manifestado pelos diversos grupos envolvidos no processo negocial para a alienação de activos da PT no sector da comunicação social.

É o seguinte o texto, na íntegra, do Conselho de Redacção do Jornal “24 Horas”

O Conselho de Redacção do Jornal 24 horas reuniu os seus cinco membros no passado dia 11 de Março de 2005. A finalidade da reunião foi a de responder à solicitação da Alta Autoridade para a Comunicação Social acerca de um parecer deste Conselho sobre o acordo entre a Portugal Telecom e a Controlinveste de venda da Lusomundo Media.

O Conselho de Redacção do 24 horas não está informado dos detalhes da venda em causa mas, pelo que foi tornado público e oficialmente confirmado por ambas as partes, nada tem a objectar à sua concretização caso se mantenham salvaguardados, no essencial, as características e dimensão da própria Lusomundo Media, a sua transversalidade no negócio da área de media, a carteira de títulos e os postos de trabalho a eles associados.

Esta declaração foi aprovada por unanimidade e será tornada pública à redacção do jornal 24 Horas.

Partilhe