Trabalhadores na Lusa preocupados com futuro da Agência

Os representantes dos trabalhadores na Agência Lusa pediram hoje audiências, com carácter de urgência, com o ministro da tutela, Jorge Lacão, e com os líderes dos partidos com assento parlamentar, a fim de solicitar esclarecimentos sobre as recentes notícias que dão conta da intenção de agregar a Lusa à RTP.

Em comunicado, que a seguir se transcreve na íntegra, as estruturas representativas dos trabalhadores manifestam-se preocupadas com a eventualidade de despedimentos e sublinham que a “preservação da independência da Lusa, enquanto empresa e enquanto projecto editorial, é fundamental para o cumprimento dos seus objectivos como agência noticiosa”.

Comunicado dos representantes dos trabalhadores da Lusa

Os trabalhadores da Lusa estão muito preocupados com as recentes notícias que dão conta da intenção de agregar a Lusa à RTP e com as consequências que daí podem advir.

Os representantes dos trabalhadores da agência lamentam o secretismo em que este processo tem estado envolvido e que tenham sabido desta situação através de outros órgãos de comunicação social.

Recordam que apesar de a lei obrigar a uma reunião mensal da administração com a comissão de trabalhadores, o presidente do Conselho de Administração não tem respondido aos sucessivos pedidos de reunião e de esclarecimento que a CT tem efectuado desde Setembro.

É um princípio básico de funcionamento de todas as agências noticiosas a prestação de serviços informativos em condições de igualdade a todos os seus clientes, o que é incompatível com a “agregação “ da agência Lusa a qualquer outro órgão de comunicação social.

A preservação da independência da Lusa, enquanto empresa e enquanto projecto editorial, é fundamental para o cumprimento dos seus objectivos como agência noticiosa.

Os representantes dos trabalhadores vêem com grande preocupação as declarações do presidente do Conselho de Administração da Lusa ao jornal Público, nas quais aponta para poupança em serviços de «back Office», frota, segurança e limpeza e garante que não haverá despedimentos de jornalistas, o que deixa implícito que haverá despedimentos nos restantes sectores da agência.

Os representantes dos trabalhadores da Agência Lusa pediram já audiências com carácter de urgência com o ministro da tutela e com os líderes de todos os partidos representados na Assembleia da República, para manifestar as suas preocupações perante este processo.

Lisboa, 12 Novembro 2010

Comissão de Trabalhadores

Conselho de Redacção

Delegados sindicais dos sindicatos dos Jornalistas, dos Gráficos e Imprensa e Sitese

Partilhe