Trabalhadores da Lusa abrem processo de negociação com Administração

Moção aprovada hoje em plenário mandata órgãos representativos dos trabalhadores para apresentarem proposta sobre aumentos e atualizações salariais.

Os trabalhadores da Lusa, reunidos hoje em plenário, mandataram os órgãos representativos dos trabalhadores para abrirem um processo de negociação com a Administração da agência de notícias sobre aumentos e atualizações salariais.
Os trabalhadores reunidos em plenário aprovaram, por maioria e três abstenções, uma moção na qual apelam a “um reforço de contratações para lugares efetivos, dando prioridade e oportunidade aos trabalhadores em situação precária, com a abertura de concursos internos antes de avançar com contratações externas”.
Ao mesmo tempo, instam a Administração a “um combate efetivo à precariedade na Lusa, vinculando todos os trabalhadores que representem necessidades permanentes”.
A este propósito, pedem a divulgação imediata da lista dos 24 trabalhadores que mereceram parecer positivo da Administração, no âmbito do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), considerando que #não faz sentido manter o sigilo relativamente a um processo sobre o qual a tutela já se pronunciou publicamente, avançando com o número de 24 trabalhadores com parecer positivo” da Comissão de Avaliação Bipartida (CAB) para a Cultura.
Os 46 jornalistas que aguardam uma decisão da CAB, no âmbito do PREVPAP, apresentaram uma exposição ao plenário de trabalhadores, que foi votada e aprovada por maioria e três abstenções (em anexo).

Partilhe