Teresa de Sousa distinguida com Prémio Dona Antónia

Jornalista no Público galardoada por “excelência profissional e cívica”.

Teresa de Sousa, jornalista no jornal Público e sócia do Sindicato dos Jornalistas, foi distinguida esta quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, com o Prémio Dona Antónia, atribuído por uma carreira de “excelência profissional e cívica”.

O presidente do júri, Artur Santos Silva, justificou a distinção destacando a “excepcional sensibilidade” e as “fortes convicções” de Teresa de Sousa, exaltando uma carreira marcada pela “análise sábia e pela palavra esclarecedora” sobre as facetas “do tempo que vivemos”.

Teresa de Sousa, que iniciou carreira no Jornal Novo, em 1977, dedicou o prémio a Maria Barroso. A jornalista defendeu a necessidade de os jornalistas terem “humildade suficiente para reconhecer que não podem saber tudo”, sublinhando a importância de procurarem “saber muito”. Teresa de Sousa disse ainda que é preciso “tempo para reflectir, para pensar”, o que “já existe pouco nas redacções”.

O prémio, todos os anos entregue pela empresa que herdou o nome de Antónia Adelaide Ferreira, pretende homenagear a memória de uma mulher que deixou marcas na história de Portugal do século XIX pela ousadia, coragem e tenacidade.

Ana Ventura Miranda, fundadora e directora do Arte Institute, organização que se dedica à promoção da cultura portuguesa, foi distinguida com o Prémio Dona Antónia Revelação.

Partilhe