SOMOS LISTA B!

Da agência de notícias à televisão, passando pela rádio e pela imprensa, dos 30 aos 80 anos, espalhados por diferentes geografias mas atentos ao país e em contacto directo com as redacções, somos uma Direcção plural, mas unida e empenhada na defesa do jornalismo e na vontade de renovar o Sindicato dos Jornalistas, dando-lhe o dinamismo e a força de que tanto precisa. SOMOS LISTA B!

Presidente
Sofia Branco estudou Jornalismo em Coimbra e começou a exercer a profissão na redacção do Porto do jornal Público, em 1999. Já em Lisboa, integrou a equipa fundadora do Público Online, onde trabalhou até 2004, quando dedicou um ano a tirar Mestrado em Direitos Humanos fora do país. Com trabalho premiado nacional e internacionalmente, recebeu a Medalha de Ouro da Assembleia da República em 2005. Foi sub-editora de Política no Público entre 2005 e 2007 e depois repórter parlamentar. Trabalha desde Julho de 2009 na Lusa, onde foi editora e é agora repórter na secção Lusofonia e Mundo. Na agência, é membro do Conselho de Redacção e delegada sindical suplente, fazendo ainda parte de redes internacionais de jornalistas na União Europeia e no Conselho da Europa. Tem um livro publicado e outro no prelo.

Vice-Presidente
Anabela Natário estava a meio do Curso Superior de Jornalismo quando, em 1981, entrou no Correio da Manhã, “ganhando” a Carteira Profissional n.º 683. Integrou direcções no Clube de Jornalistas e no Sindicato dos Jornalistas. Pulou para a Agência Lusa e, em 1989, esteve na equipa fundadora do jornal Público. Em 1996, criou a Énetextos e, no ano seguinte, foi adjunta do presidente do Supremo Tribunal de Justiça. Foi fundadora do 24 Horas, de onde saiu para voltar à sua empresa “fornecedora de prosa”. Em 2005, tornou-se editora do Courrier Internacional, do qual foi também directora. Foi editora de Internacional no Expresso e, mais recentemente, do Online. É também escritora, tendo nove livros publicados.

Vice-Presidente
Adriano Miranda é fotojornalista no jornal Público e professor na escola de arte AR.CO, no CENJOR e na ESMAE. Por estes dias, tem estado embrenhado no Projecto Troika, iniciativa colectiva de oito fotógrafos e um documentarista portugueses sobre os efeitos da crise em Portugal, que agora está a chegar ao público, em vários formatos (http://www.projectotroika.com/).

Presidente Suplente
Ana Luísa Rodrigues é jornalista desde 1997. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e com Mestrado em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais, começou a trabalhar na imprensa, mas desenvolveu o seu percurso na televisão pública. Actualmente, é repórter no Telejornal, dedicando-se sobretudo a temas sociais. É também delegada sindical na RTP e está envolvida nas negociações do acordo de empresa.

Vice-Presidente Suplente
Lumena Raposo fez o secundário em Ponta Delgada e licenciou-se em História na na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Após alguns anos como docente no ensino secundário, optou pelo jornalismo, em 1989, ingressando no Diário de Notícias, onde foi editora da secção de Internacional e onde se mantém como redactora.

Vice-Presidente Suplente
Licenciado em Sociologia, Carlos Daniel começou a trabalhar em 1989, na Rádio Comercial. Passou depois para a RTP, onde se tornou pivô de vários espaços informativos. Fez relatos de futebol na TSF. Apresentou o “Jornal da Noite”, na SIC, ao fim-de-semana. Regressou à RTP, como subdirector de informação (2001-2006) e director-adjunto da RTPN (2008-2010). Apresenta actualmente o “Jornal da Tarde”, na RTP1, modera programas políticos e comenta futebol em vários programas da estação pública.

[consulta aqui a lista completa de candidatos da #listaB : https://pt.scribd.com/doc/248724019/Lista-B-Candidatos]

Partilhe