“Sobre a Terra”, um guia sobre notícias de ambiente

Um manual para ajudar quem escreve e quem lê sobre temas ambientais, assim define o jornalista Ricardo Garcia, do “Público”, o seu livro “Sobre a Terra”, lançado a 26 de Março, em Lisboa.

O livro abrange 15 áreas temáticas que vão desde as alterações climáticas à poluição atmosférica, da águas aos resíduos, das marés negras aos transgénicos. O objectivo é fornecer ao leitores uma ideia geral sobre cada tema, ajudando ao mesmo tempo a interpretar conceitos ou expressões que caracterizam a “linguagem” ambiental.

A obra faculta igualmente informações sobre a legislação respeitante à temática de ambiente, bem como sobre acordos internacionais e fontes de informação úteis.

Pensado inicialmente como um guia para ajudar os jornalistas que trabalham nesta área, o livro vai no entanto mais longe, constituindo um instrumento para facultar uma melhor compreensão e consciencialização de todos os que lêem e se interessam pelas questões de ambiente.

Ricardo Garcia, de 41 anos, nasceu em S. Paulo, Brasil, e iniciou a sua carreira profissional no “Expresso”. É jornalista do “Público” desde a sua fundação, frequentou cursos de formação na Alemanha e nos Estados Unidos, e já coordenou acções de formação de jornalismo de ambiente em Portugal.

O livro “Sobre a Terra” foi editado pelo “Público” e está à venda nas livrarias.

Partilhe