SJ volta a pedir esclarecimentos ao grupo Cofina

Em causa estão propostas de rescisão de contrato ou de substanciais cortes nos salários a vários jornalistas da revista Sábado.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) enviou um pedido de esclarecimento à administração da Cofina, depois de, nos últimos dias, ter recebido denúncias de que estão a ser apresentadas propostas de rescisão de contrato ou de substanciais cortes nos salários a vários jornalistas da revista Sábado, que integra o grupo Cofina.

O SJ recorda que esteve reunido com a Cofina no dia 30 de novembro, tendo, nesse dia, o administrador Luís Santana garantido que a empresa não estava a ponderar avançar para um despedimento coletivo e nem sequer tinha a intenção de fazer cortes no pessoal.

Após a garantia dada pelo Conselho de Administração da Cofina de que não havia intenção de reduzir o número de trabalhadores, o SJ estranha que o diretor da Sábado, Rui Hortelão, tenha já chamado vários jornalistas, alguns para rescindirem contrato e outros para reduzirem o salário.

Tomando conhecimento da preocupante realidade, o SJ conclui que os despedimentos de jornalistas não eram, afinal, «apenas rumores», como classificou a administração da Cofina, referindo-se às notícias que anteriormente davam conta dessa possibilidade.

O SJ manifesta a sua solidariedade aos jornalistas da Cofina e coloca-se à disposição dos profissionais envolvidos neste processo para qualquer esclarecimento ou apoio.

Apelamos ainda, e uma vez mais, aos jornalistas do grupo Cofina que criem órgãos representativos dos trabalhadores, para defenderem coletivamente os seus direitos.

Partilhe