SJ visita Rádio Universidade de Vila Real

Deslocação inseriu-se na preparação de um encontro sobre jornalismo fora dos grandes centros, agendado para este ano, na Madeira 

O Sindicato de Jornalistas (SJ) visitou esta quarta-feira a Rádio Universidade de Vila Real (antiga rádio do Marão), uma cooperativa criada em 1989 e ligada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que é a principal cooperante.

A rádio funciona em instalações cedidas pela UTAD e emprega três jornalistas e um profissional ligado à programação. As suas emissões podem ser ouvidas nos distritos de Vila Real, parte norte do distrito de Viseu e parte sul do de Bragança.

Assumindo-se como uma rádio de proximidade, a Universidade FM privilegia a informação regional, garantindo sete noticiários ao longo do dia e quatro sumários académicos. Para além disso, integra uma cadeia de sete rádios regionais dividindo (à semana e rotativamente) a edição de dois noticiários alargados sobre toda a região.

Sendo profunda a sua ligação à Universidade, a rádio faz formação, promovendo estágios curriculares para alunos do curso de Ciências da Comunicação da UTAD e de cursos profissionais da área de Multimédia.

A Universidade FM tem uma página na internet (universidade.fm) e está presente no Facebook, no Instagram e no Twitter.

A sustentabilidade financeira é garantida pela publicidade, patrocínios de programas especiais e protocolos com a Universidade, autarquias e outras entidades regionais.

Partilhe