SJ suspende greve na RTP nos dias 6 e 8 de Abril

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) suspendeu o pré-aviso de greve ao trabalho suplementar nos dias 6 e 8 de Abril, mas o mesmo mantém-se em vigor fora destas datas.

É o seguinte o texto, na íntegra, do comunicado do SJ divulgado hoje, dia 5, ao final do dia:

SJ suspende pré-aviso de greve ao trabalho suplementar nos dias 6 e 8 de Abril

1. Na sequência do pré-aviso de greve ao trabalho suplementar, incluindo aos dias feriados, apresentado pelo Sindicato dos Jornalistas e outras organizações sindicais, a RTP, nomeadamente através da Direcção de Informação , veio clarificar que o trabalho nos feriados de amanhã, dia 6, e de domingo, dia 8, será “remunerado de acordo com o que tem sucedido”, embora com as alterações introduzidas pela Lei do Orçamento do Estado, isto é, com “um acréscimo de 50% e não de 100% como acontecia até agora”.
2. Essa clarificação corresponde a um primeiro objectivo da forma de luta decidida, já que a empresa, através da Circular 04, de 20 de Março passado, se permitia definir a opção que mais lhe convinha – a retribuição adicional em dinheiro ou a compensação em tempo. Nesse sentido, constitui uma primeira vitória que deve animar os jornalistas e outros trabalhadores: o que está em causa é a justa retribuição desse trabalho, isto é, a 100%, e é por esse objectivo que devemos continuar a lutar.
3. Considerando que a informação transmitida representa um progresso que deve ser tido em conta e que a situação deve ser reavaliada, a Direcção do SJ entende suspender o pré-aviso de greve nos dias 6 e 8 de Abril, mantendo-se este em vigor nas demais condições.

Lisboa, 5 de Abril de 2012

A Direcção

Partilhe