SJ solidariza-se com jornalistas na RDP

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) saúda a posição da Redacção da RDP na defesa da independência e do prestígio da Rádio Pública e dos profissionais ao seu serviço, e exige o cabal esclarecimento da situação que levou à extinção da rubrica “Este Tempo”.

Em comunicado divulgado hoje, o SJ considera que a extinção daquela rubrica e as graves suspeitas de “censura” em volta da crónica do jornalista Pedro Rosa Mendes impõem a necessidade de o caso ser “cabalmente esclarecido por todos os envolvidos, sem tergiversações nem tibiezas, de forma clara, transparente e definitiva, de modo a não restarem quaisquer dúvidas quanto à conduta dos responsáveis a todos os níveis e, sobretudo, a que o incidente não sirva para municiar os ataques em curso aos serviços públicos de comunicação social”.

É o seguinte o texto, na íntegra, do comunicado do Sindicato dos Jornalistas:

1. A Direcção do Sindicato dos Jornalistas tem vindo a acompanhar a situação na RDP criada com a extinção mal explicada da rubrica “Este Tempo” e as graves suspeitas de “censura” em volta da crónica do jornalista Pedro Rosa Mendes, culminando com a demissão em bloco da Direcção de Informação do Serviço Público de Radiodifusão.

2. Apoiando as posições tomadas pelos jornalistas ao serviço da RDP, quer através do seu Conselho de Redacção quer de forma colectiva em plenário, bem como a da Comissão de Trabalhadores, a Direcção do SJ saúda a clareza e a firmeza da Redacção da RDP na defesa intransigente da independência e do prestígio da Rádio Pública e dos profissionais ao seu serviço.

3. Dada a extrema gravidade e o contexto em que ocorre, o caso deve ser cabalmente esclarecido por todos os envolvidos, sem tergiversações nem tibiezas, de forma clara, transparente e definitiva, de modo a não restarem quaisquer dúvidas quanto à conduta dos responsáveis a todos os níveis e, sobretudo, a que o incidente não sirva para municiar os ataques em curso aos serviços públicos de comunicação social.

4. Com efeito, ao lançar a suspeita de retaliação sobre a crónica de Pedro Rosa Mendes, porventura incómoda para o poder e para a administração da RTP, e ao alimentar a hipótese de que a rubrica “Este Tempo” foi extinta pelo eventual desconforto gerado por algumas das suas crónicas, o “caso”, que tarda a ser esclarecido, contribui para perpetuar a acusação de instrumentalização da RDP e da RTP ao serviço dos governos e de interesses obscuros.

5. Assim, a Direcção do SJ apela nomeadamente ao Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social para que averigúe, com urgência mas com profundidade, o incidente em causa, nos seus contornos, motivações e responsabilidade.

Lisboa, 3 de Fevereiro de 2012

A Direcção

Partilhe